Notícias

Leia a notícia completa e conheça em detalhe os acontecimentos, projectos e conquistas que marcam o percurso da Intelec Holdings.

Moçambique aposta na produção da banana como motor do crescimento agrícola

O ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas, Roberto Albino, afirmou na última sexta-feira (17) que a produção de banana constitui uma das bases estratégicas para o crescimento económico e social de Moçambique, pela sua contribuição na geração de emprego, renda e receitas de exportação.

O governante falava durante uma visita à Quinta Bela Vista e à Mafavuca Enterprise, duas das principais empresas produtoras de banana e outras frutas em Boane, província de Maputo. A deslocação teve como objectivo avaliar os progressos e desafios do sector, no quadro do reforço da agricultura comercial e sustentável.

Segundo dados apresentados pela Associação Banana Moz, o sector emprega cerca de 7000 trabalhadores directos e 17 mil indirectos, garantindo o sustento de milhares de famílias em várias comunidades rurais. Apenas os produtores associados à agremiação produzem anualmente 75 mil toneladas de banana, com receitas estimadas em mais de 70 milhões de dólares.

Na ocasião, o ministro, citado pelo portal Ngani, sublinhou que a banana moçambicana — já exportada para países como África do Sul, Emirados Árabes Unidos e China — demonstra o potencial produtivo nacional e a necessidade de continuar a investir em qualidade e eficiência para consolidar a competitividade do país na região e além-fronteiras.

Durante o encontro com produtores, Roberto Albino apontou ainda os principais desafios do sector, nomeadamente as questões logísticas, sanitárias e os elevados custos de produção, destacando que o Executivo está empenhado em melhorar as infra-estruturas de transporte e armazenamento e em reduzir a burocracia associada à exportação de produtos perecíveis.

“Será criado um task force conjunto com o Ministério dos Transportes e Logística para definir mecanismos mais céleres e adequados ao escoamento e exportação dos produtos agrícolas”, anunciou.

O ministro enalteceu o empenho dos produtores e reiterou o compromisso do Governo em criar um ambiente de negócios mais previsível e atrativo, incluindo a definição de uma tabela de tributação estável e de longo prazo para o sector.

“A banana é um exemplo concreto da força produtiva nacional. O Governo continuará a apoiar os produtores e a criar condições para que a agricultura seja o verdadeiro motor do crescimento económico”, concluiu.

Actualizações sobre projectos, parcerias e iniciativas

Noticías Recentes

Fundação Salimo Abdula e FieldReady assinam memorando para ampliar o programa Elevate

Fundação Salimo Abdula e FieldReady assinam memorando para ampliar o programa Elevate

A Fundação Salimo Abdula (FSA) e a FieldReady assinaram, esta segunda-feira, em Maputo, durante a Cimeira de Energia e Gás, um memorando de entendimento que marca o início de uma

27/10/2025
Salimo Abdula participa na Cimeira Choiseul África em Nairóbi

Salimo Abdula participa na Cimeira Choiseul África em Nairóbi

O empresário moçambicano Salimo Abdula participa, desde Quinta-feira, em Nairóbi, Quénia, na I Edição da Cimeira Choiseul África, uma conferência estratégica que se realiza pela primeira vez na África Oriental

27/10/2025
Fundação Salimo Abdula apoia inovação tecnológica em prol da saúde no Young Leaders Lab 2025

Fundação Salimo Abdula apoia inovação tecnológica em prol da saúde no Young Leaders Lab 2025

A Fundação Salimo Abdula (FSA) reafirmou o seu papel de liderança no desenvolvimento social e tecnológico em África ao destacar-se na II Edição do Young Leaders Lab 2025, realizada, recentemente,

27/10/2025