A Fundação Salimo Abdula faz parceria com a FieldReady para treinar 15.000 jovens moçambicanos em empreendedorismo e desenvolvimento de negócios.
O empresário moçambicano Salimo Abdula , por meio da Fundação Salimo Abdula , assinou um memorando de entendimento com a FieldReady para fornecer treinamento e apoio a 15.000 jovens no país. A parceria visa combater o desemprego juvenil, equipando os participantes com habilidades empreendedoras e criando oportunidades para o estabelecimento de novos negócios.
O acordo dá continuidade ao Programa Elevate, uma iniciativa que combina treinamento, mentoria e inovação para ajudar jovens a deixarem de ser apenas candidatos a emprego e se tornarem criadores de empregos. Os participantes receberão treinamento em empreendedorismo digital e participarão de desafios projetados para conectar ideias de negócios com investidores, empresas e incubadoras.
Uma nova plataforma digital para formação em empreendedorismo será lançada em todo o país, tornando-a acessível a milhares de jovens moçambicanos. Paralelamente à plataforma, o programa realizará um desafio competitivo para identificar e apoiar os projetos mais promissores liderados por jovens.
Os empreendedores selecionados receberão mentoria, incubação e, para os cinco melhores projetos, capital inicial para lançar seus empreendimentos. Para Abdula, este é um investimento na futura força de trabalho do país. Ao combinar treinamento com acesso a oportunidades reais, a iniciativa dará aos jovens uma posição de destaque em um mercado de trabalho difícil, ao mesmo tempo em que contribuirá para a economia em geral.
A influência da Intelec e da Vodacom de Abdula
Amplamente considerado um dos líderes empresariais mais influentes de Moçambique, Abdula é o fundador do Intelec Holdings Group, um conglomerado com interesses em agricultura, energia, finanças, construção, mineração, telecomunicações e têxteis. Ele também é um dos maiores accionistas da Vodacom Moçambique, onde atua no conselho.
A iniciativa destaca os esforços de Abdula para posicionar sua fundação como um elo entre jovens talentos e as indústrias que impulsionam o crescimento de Moçambique. Ao conectar a inovação liderada por jovens com setores como energia e gás natural, Abdula espera que a próxima geração de empreendedores possa desempenhar um papel direto na formação do desenvolvimento econômico do país.






