Desde o início estamos alinhados com valores humanos como honestidade, integridade e transparência. Assentamos na valorização e desenvolvimento do nosso capital humano através da promoção da igualdade de oportunidades de desenvolvimento de carreira e crescimento profissional nas empresas participadas.
Salimo Abdula, PCA
Historial
Génese da Intelec Holdings
Salimo Abdula sonhava ser basquetebolista. Aos 17 anos, dirigiu a Associação de Basquetebol da Zambézia, sua terra natal. Jogou na Associação Africana e no Benfica de Quelimane. Nesta modalidade percebeu que a união faz a força. Para sustentar-se e custear os estudos, servia mesas no bar do velho Cinema Águia. Em 1980, foi prosseguir os estudos na Escola Comercial da Cidade da Beira enquanto trabalhava na empresa Iluminante, origem da sua “acidental” vida empresarial. Para continuar os estudos, sem dinheiro para pagar viagem para Maputo, entrou num avião Antnov e abordo, teve sorte de não pagar.
Em Maputo, após várias tentativas, Salimo Abdula foi “encaixado” no Curso de Informática, leccionado conjuntamente pelo Instituto Comercial de Maputo e pela Faculdade de Matemática da Universidade Eduardo Mondlane. A Iluminante, empresa onde trabalhou na Beira, estava endividada, salários atrasados, prestes a ser levada a hasta pública. Os proprietários abandonaram deixando três procurações, uma para Salimo.
Os ex-colegas não assumiram a empresa, mas Salimo inocentemente fê-lo sem noção da dimensão do problema, apresentou proposta de 400 meticais ao Estado, reuniu os trabalhadores e re-ergueu a Iluminante em 2 anos. Apostou na produção de cabos eléctricos, vendeu acções na Iluminante e criou a Electro Sul (1990). Em 1996 participou do concurso público de privatização da Fadil E.E, pagou e assumiu a empresa, nascendo a Aberdare Intelec, e nas mesmas instalações, mais tarde, a Intelec Lites.
Hoje, o grupo que lidera (Intelec Holdings, SA) detém várias empresas e participa em renomadas empresas como Vodacom e Banco Único.