O empresário moçambicano Salimo Abdula participa, desde Quinta-feira, em Nairóbi, Quénia, na I Edição da Cimeira Choiseul África, uma conferência estratégica que se realiza pela primeira vez na África Oriental e que juntará actores-chave para a busca de caminhos para o desenvolvimento dos sectores económicos da região.
Para o Chairman do Grupo Intelec Holdings, o evento representa uma oportunidade para o aprofundamento das discussões sobre as melhores alternativas para o desenvolvimento dos Estados africanos e uma plataforma ideal para a classe empresarial firmar parcerias sólidas e verdadeiramente sustentáveis.
“Para além de aproximar a comunidade empresarial falante de língua inglesa aos países de língua francesa, esta cimeira apresenta-se também como um espaço para apresentar as oportunidades de que o País dispõe aos vários players. Queremos sempre parcerias estratégicas e que, em última análise, permitem gerar valor e contribuir para um desenvolvimento justo e equilibrado”, disse Salimo Abdula.
Na V Edição do Choiseul Africa Business Forum, realizada em 2024, Salimo Abdula defendeu a necessidade de os governos africanos apostarem fortemente no investimento na rede de infraestruturas de modo a torná-la num factor impulsionador do desenvolvimento das economias ao nível do continente.
Apesar de reconhecer que passos significativos foram dados ao longo dos anos, Salimo Abdula, que também é membro do Choiseul Africa Advisory Board, destacou que ainda subsistem desafios multiformes, a começar pelo crescimento acelerado da pobreza urbana, realidade que desafia as lideranças africanas a adoptar uma visão estratégica de modo a inverter a tendência.
A I Edição da Cimeira Choiseul África representou um marco importante para a comunidade Choiseul África, reunindo várias centenas de líderes empresariais, funcionários públicos e investidores em torno de um objectivo comum: explorar oportunidades de co-investimento e cooperação entre a Europa e o continente africano.





