A Vodacom Moçambique lançou esta quinta-feira (28), mais um serviço de crédito, designado “Txova”, que permite aos clientes concluir transacções mesmo quando não têm saldo suficiente.
O anúncio foi feito na 60.ª edição da Feira Internacional de Maputo – FACIM 2025, que decorre desde segunda-feira (25), no Centro Internacional Feiras e Exposições de Ricatla, localizado no distrito de Marracuene, província de Maputo.
Segundo o director-executivo dos serviços financeiros da Vodacom M-Pesa, Zenaidine Gafar, esta é mais uma aposta para garantir comodidade aos utilizadores, pois sempre que faltar dinheiro para uma operação, o sistema cobre automaticamente a diferença até ao limite pré-aprovado.
“O valor usado, acrescido de uma taxa diária, é descontado logo que o cliente receber dinheiro na conta M-Pesa. O serviço pode ser accionado para valores a partir de 1 metical e não precisa de solicitação prévia”, explicou o responsável.
Para o administrador delegado do M-Pesa, Sérgio Gomes, o serviço “Txova” surge como solução para aquelas situações em que faltam 20, 50 ou 100 meticais, seja para comprar pão, gasolina ou gás”. São valores pequenos, mas que fazem toda a diferença numa noite, num fim-de-semana ou num dia específico”, assinalou.
Para assegurar a sustentabilidade financeira do serviço, a Vodacom conta com a parceria do banco FNB, responsável por garantir os fundos de suporte, bem como com uma empresa tecnológica que dará assistência e cobertura operacional.






